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PRODUÇÃO DE TEXTO III - Alan 10 Anos

segunda-feira, 18 de março de 2013


TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO
DESAFIO: Crie um texto contendo as palavras AMIZADE, UNIÃO, PRECONCEITO, CULTURA, DESCULPA E MUNDO.

Num belo dia, Sérgio o seu melhor AMIGO, colega de classe Mateus decidiu visitá-lo em sua casa na mesma quadra da sua.
Quando Sérgio chegou lá, Mateus estava no portão de casa e chamou Sérgio para entrar, eles foram para o quintal e Mateus chamou Sérgio para brincar e sugeriu uma brincadeira de roda, Sérgio com uma cara estranha falou:
            ___ Não! Você precisa parar de brincar dessa brincadeira chata e antiga.
Mateus chateado correu para seu quarto e Sérgio foi atrás dele e lhe disse:
            ___ DESCULPE!
            ___Não! Você não entende que eu gosto disso, é CULTURA da minha família, isso o que você está fazendo é PRECONCEITO --- Disse Mateus.
---- Mas não tinha outra coisa no MUNDO pra se brincar?
---- Tem razão. Estamos com a nossa UNIÃO de volta. --- Disse Mateus.
Sérgio:
---- Nada vai acabar com nossa amizade.

 Aluno: Alan 10 anos



PRODUÇÃO DE TEXTO III - Letícia 10 Anos


TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO
DESAFIO: Crie um texto contendo as palavras AMIZADE, UNIÃO, PRECONCEITO, CULTURA, DESCULPA E MUNDO.


COISAS SOBRE O MUNDO E O DIA A DIA

As coisas sobre o MUNDO são muito importantes no nosso dia a dia. Tipo ter AMIZADES é uma coisa importante do mundo e do dia a dia. A mesma coisa é com a UNIÃO sempre temos que ter uma forma de se unir, porque como vai ser melhor o mundo sem o perdão?

A CULTURA são alguns costumes de pessoas e temos que tomar cuidado com o tipo de costumes para não causar confusões e ter que pedir DESCULPAS e é a mesma coisa com o PRECONCEITO.

 Aluna: Leticia, 10 anos

PRODUÇÃO DE TEXTO II - Janderson 11 Anos


TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO
DESAFIO: Crie um texto contendo as palavras AMIZADE, UNIÃO, PRECONCEITO, CULTURA, DESCULPA E MUNDO.


Vou criar uma AMIZADE na escola e eu vou mostrar minha CULTURA para meus amigos e minhas amigas.
Vou viver num MUNDO de histórias e magia.
Vou pra escola, mas falo logo: Não gosto de PRECONCEITO!
Fui pra casa dos meus amigos, mas briguei com eles e pedi DESCULPAS, fizemos uma UNIÃO e nunca mais separamos. 

Aluno: Janderson, 11 anos


PRODUÇÃO DE TEXTO - Geovana 10 anos

TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO
DESAFIO: Crie um texto contendo as palavras AMIZADE, UNIÃO, PRECONCEITO, CULTURA, DESCULPA E MUNDO.


UM MUNDO MELHOR

O MUNDO deveria ter mais AMIZADE e UNIÃO.

Mas não assim cheio de PRECONCEITO, seja na raça ou situação financeira, hoje em dia alguns não respeitam mais nem a nossa CULTURA, as pessoas quando fazem coisas que os outros não gostam, pedem DESCULPAS, mas hoje aqueles que não respeitam ou aqueles que respeitavam, nem isso fazem ou não faz mais...

O que eu quero é um mundo novo, cheio de paz alegria e muitas outras coisas boas.

Aluna: Geovana, 10 anos



Gênero Literário: Acróstico



Acróstico é um gênero de composição geralmente poética, que consiste em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso gerando um nome próprio ou uma sequência significativa.
Os acrósticos já existiam na antiguidade com escritores gregos e latinos e na Idade Média com os monges. Foi um gênero muito utilizado no período barroco, durante os séculos XVI e XVII, e ainda hoje é muito utilizado por pessoas de várias faixas etárias, classes sociais e culturas diferentes.
A palavra ACRÓSTICO originou-se da palavra grega Ákros (extremo) e stikhon (linha ou verso), onde o prefixo indica extremidade, apontando a principal característica desse tipo de composição poética: as letras de uma das extremidades de cada verso vão formando uma palavra vertical. Mas as letras podem também aparecer no meio do verso.

Vejamos o acróstico utilizado pela potisa paranaense Santher:

Minha Razão de Viver
Felicidade maior que se 
Instalou em minha vida… 
Luz que ilumina e me mostra o 
Horizonte a seguir… Abrigo 
Onde repouso meus 
Sonhos, sem nunca pensar em desistir.

Agora vejamos o acróstico utilizado pelo aluno Alan, 10 anos:



Fonte: http://www.infoescola.com/literatura/acrostico/

O "Tempero" da Aprendizagem

quinta-feira, 14 de março de 2013


Alunos: Warles, Gabriel, Matheus, Kelvin e João Vitor procurando localizar hemisférios, Paralelas, Meridianos e Pólos, aprendendo a manusear o Globo Terrestre e se nortearem por ele.

O Lúdico no processo de ensino–aprendizagem: mais que jogos e brincadeiras.

segunda-feira, 11 de março de 2013


"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000)




O lúdico – fenômeno que se manifesta por meio dos jogos, brinquedos e brincadeira – é o que a aluno faz por livre espontânea vontade e aprende sem perceber que aprendeu algo novo, sem interrupção do professor. Desta forma a ludicidade se torna uma ferramenta favorável ao processo pedagógico. Processo esse que se faz carente de profissionais comprometidos com a educação e que trabalhem um ensino em busca da formação integral do aluno, formando um ser: Intelectual, profissional e social. Esse “Ser”, é o produto final do trabalho dentro da escola, é o aluno quando deixa de ser aluno pra se tornar o cidadão fora da escola.
 O aluno formado para ciência e a técnica perde a felicidade e a alegria de viver, perde a capacidade de brincar, perde a fertilidade da fantasia e da imaginação guiadas pelo impulso lúdico, o aluno não tem o prazer em ir à escola, o aluno não tem uma motivação diária pra se fazer aberto a o ensino imposto pela sociedade.

É notório o foco educacional atualmente, onde o aluno é doutrinado a estudar pra prestar um bom concurso e ser um grande profissional. E onde entra a educação integral voltada para o pleno desenvolvimento do educando sem perder a humanidade desse aluno/criança? 
O educador é responsável por grande parte da personalidade dos alunos, e uma vez não desenvolvendo seu trabalho corretamente, utilizando métodos pedagógicos adequados a realidade dos alunos, certamente frustrará seus educandos e não obterá o êxito educacional em busca da formação plena dos mesmos.
Muito tem sido falado sobre a importância do lúdico na educação. Porém, a sua prática na escola estar limitada, muitas das vezes, a um canto com jogos (em velhas caixas de papelão ou empoeirados ou sucateados num canto da sala), ou, menos ainda, atividades como jogos, brincadeiras, brinquedos, que na sua maioria são “dadas” sem um acompanhamento ou proveito pedagógico, apenas como passa tempo. Perdendo a oportunidade de transformar a ludicidade em ferramenta primária, usufruindo do ambiente favorável que se encontra no trabalho lúdico, desenvolvendo ou ampliando o aprendizado em cada ser, formando assim um ser integral baseado no novo olhar da educação, formando então: não “aluno”, mas educando “cidadão”.
Entende-se que o indivíduo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da sociedade, pois é ele quem faz descobertas, inventa e promove mudanças.
Atualmente o desafio de prender a atenção do aluno, que vive rodeado pela mídia e uma variedade de recursos tecnológicos, sem perder o foco que é a formação integral, exige do sistema educacional uma profunda reflexão sobre o processo pedagógico aplicado nas escolas.
Essa reflexão sempre foi muito complexa, mas atualmente essa complexidade parece maior, pois além de trabalhar com alguns saberes, como no passado, tem que conviver com os avanços tecnológicos e a complexidade social atual. Vive-se um contexto onde o aluno, inserido numa sala de aula com quatro paredes, quadro, giz, carteiras dispostas uma atrás da outra, não aceita mais aquela aula em que o professor fala e ele escuta. “O homem da ciência e da técnica perdeu a felicidade e a alegria de viver, perdeu a capacidade de brincar, perdeu a fertilidade da fantasia e da imaginação guiadas pelo impulso lúdico”. Santin (1994 p. 27). O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer" deixando de viver.
Segundo MORAES (1995 p.24) “O educador está chamado e autorizado para intervir em vidas”. Concordando com essa afirmativa e nela sentindo o peso da responsabilidade do educador, é que se entende que o educador atual necessita refletir sobre seus métodos pedagógicos e a inserção do prazer educacional nos alunos. Pois muito tem sido falado sobre a importância do lúdico na educação.

O lúdico deve ser recriado de acordo com as necessidades afetivas, motoras, cognitivas ou sociais de cada turma, servindo como meio e não como um fim em sim mesmo. Assim, há que se conhecer e entender os limites e as possibilidades na relação: lúdico x educação, no sentido de melhor explorá-la em prol do ensino integral do aluno/cidadão.


``A VIDA É UMA ETERNA ESCOLA...’’.




A escola é em sua essência, transmissora do saber, do ensino, da vivência e experiência. Ao se colocar um novo aluno no sistema escolar almeja-se uma busca por novos conhecimentos, cuja finalidade é usá-los na sociedade fora da escola, buscando sempre o desenvolvimento de cada educando, de forma integral (intelectual, profissional e social), pelo menos é o que rege em nossa constituição no art. 205.
Creio que a melhor escola é a Escola da Vida. Aquela que ao ver alguém sorrindo, você compreende que ali se encontra uma pessoa que de uma forma ou de outra, passou por mais uma experiência de vida, pelo visto satisfatória. É num simples brincar de bola que se faz um amigo e se aprende que somos todos iguais, humanos, sem distinção de cor, idade ou situação econômica. Nesta mesma Escola também se aprende que só os que nunca erraram é que têm o direito de julgar a alguém; e aos outros só restam perdoar pra que também possam ser perdoados. Enfim está é grande Escola, na qual desde o primeiro dia de nascimento já estamos matriculados nela e dia após dia agregamos em nosso ser mais conhecimentos, saberes e entre erros e acertos aprendemos dia a dia uns com os outros, partilhamos novas e grandiosas experiências. Por isso falar de educação é falar da vida.
Enfim quero poder compartilhar e levar um pouquinho desse lado mágico da educação, onde um ser se apresenta ao outro, como fonte do saber e juntos criamos esta grade curricular e dia após dia descobrimos um mundo repleto de novos saberes...

Apresentação Blog 5º Ano "F" CEF JK





"A Educação e sua Missão"

Este blog vem com anseio de juntos (professor e alunos) deixarmos também um pouco de nossa realidade, atividades, alegrias, de nossos objetivos, de nossas críticas e pensamentos a todos que por aqui passarem. E por que não um pouco de nostalgia, de cada momento e sentimento vivenciados durante o ano de 2013 em nossa turma de 5º ano F, do Centro de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek? Pois através de cada conteúdo aqui postado, teremos um pedacinho de pessoas e realidades diferentes, onde juntos formam a diversidade presente em nossa escola e assim mostraremos o que cada um tem de melhor a ofertar...
Certa vez vi alguém dizer: "Registrar a história e passá-la aos descendentes é garantir que não se perca aquilo que já se foi vivido um dia..." Quando se aprende fatos passados, compreendemos o nosso presente e preparamos o nosso futuro. Creio que a missão da escola seja levar a seus alunos todo o conhecimento do "fogo quente" que rodeia a cada em seu dia a dia, para assim justificarmos uma educação para fora da escola. Educação essa que muitas das vezes se concentra em uma educação intelectual e se esquece da educação integral. Isso mesmo, uma educação que integre todos os fundamentos de um cidadão fora da escola, àquela mesma que se clama no art.205 de nossa Constituição e que Paulo Freire defende em sua 5º Carta (Professora Sim, Tia Não), onde se educa um aluno para fora da escola, buscando uma educação total, que se visa um desenvolvimento social, profissional e intelectual de cada educando, deixando de se formar alunos para se formar Cidadãos, mas não visando uma educação futurista e sim uma educação presente, agora...
Mas então fica a grande dúvida... Se a educação tem toda essa missão, onde entra o papel do aluno?...
Isso veremos aqui, de forma lúdica, buscando fazer de cada aprendizagem de nossos educandos, um sentido novo a vida, descobrindo e redescobrindo a sociedade num todo, tornando-os conhecedores de seus direitos e também de suas obrigações e assim utilizaremos este blog como a primeira iniciativa para rompermos os muros de nossa escola e apresentarmos “o futuro àqueles que serão o futuro...”
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." 
( Paulo Freire )

Biografia Juscelino Kubitschek